terça-feira, 22 de maio de 2012

DES l ESTRUTURAS


DES|ESTRUTURAS, Fundação Vera Chaves Barcellos, curadoria Neiva Bohs e Vera Chaves Barcellos, 2012. 
Com curadoria e organização de Neiva Bohns e Vera Chaves Barcellos, a exposição apresenta gravuras, desenhos, fotografias, pinturas, esculturas e instalações em novo recorte sobre o acervo da instituição. Cobrindo longo período de produção, dos anos sessenta até a atualidade, a proposta da curadoria inicialmente sugere diálogos entre obras de dois tipos: aquelas que partem de um projeto específico e claro e outras que dão mais lugar à intuição e ao momento do fazer e ao próprio processo.
http://bolsadearte.com/oparalelo/um-recorte-no-acervo/
http://fvcb.com.br/?p=867#more-867


Tendo curadoria e organização de Neiva Bohns e Vera Chaves Barcellos,  a primeira exposição do ano da FVCB traz ao público gravuras, desenhos, fotografias, pinturas, esculturas e instalações em novo recorte sobre o acervo da instituição.
A proposta da curadoria inicialmente sugere diálogos entre obras de dois tipos: aquelas que partem de um projeto específico e claro e outras que dão mais lugar à intuição e ao momento do fazer e ao próprio processo. Cobrindo longo período de produção, dos anos sessenta até a atualidade, a mostra contrapõe o gestualismo de Emilio Vedova ao rigor de Joseph Albers e apresenta desde pequenas obras sobre papel, como as delicadas gravuras em metal da chinesa Lili Hwa, ao expressivo conjunto de 134 pinturas sobre papel de Lenir de Miranda sobre o tema de Ulisses. Potentes desenhos em 12 partes de Maristela Salvatori e a insólita instalação de Carlos Pasquetti. Um dos destaques é a escultura de Lygia Clark, LC3, da série Bichos, editados pela Limited Edition, de Londres, nos anos 1960, escultura transformável em múltiplas esculturas distintas e que será exibida pela primeira vez. O público também vai conferir obras adquiridas para o acervo da Fundação através do Fundo Nacional de Cultura, como as monumentais esculturas construtivas da série Carretéis, de Eduardo Frota, além de Iole de Freitas, Lucia Koch, Maria Lucia Cattani, Ione Saldanha, Helio Fervenza, Frantz, Anna Maria Maiolino, Regina Ohlweiler, Nelson Wiegert, Nick Rands, Pic Adrian, Riera i Aragò e Vera Chaves Barcellos entre outros artistas.
Abertura: 14 de abril/2012
Horário: das 11H às 17H
Período de exposição: Até 28/julho
MS com Cristiane Löff em 28 de julho de 2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário